CONCORDÂNCIA VERBAL
É
a relação estabelecida de forma harmónica entre o sujeito e o verbo, isto é, se
o sujeito estiver no singular, o verbo também estará no singular e se o sujeito
estiver no plural o verbo também estará.
a)
Concordância do verbo com sujeito simples: o verbo concorda com o sujeito em pessoa (1ª, 2ª,
3ª) e em número (singular, plural), esteja o sujeito expresso ou subentendido.
Exemplos: Eu sei que ele está vivo.
Evitaram
grandes males. (evitaram – eles)
b)
Concordância do verbo com sujeito composto
·
Se o sujeito surge
antes do verbo, este vai, geralmente, para o plural.
Exemplo: O
João e a irmã ajudaram os pais.
·
Se o sujeito
estiver depois do verbo (sujeito posposto) emprega-se tanto no singular como no
plural.
Exemplos: 1. Chegaram o João e a irmã.
2. Chegou o João e a irmã.
·
Se um sujeito
composto é constituído por substantivos no singular ligados por ou ou nem, o verbo fica no plural quando o facto expresso pelo
verbo diz respeito a todos os sujeitos. Quando o facto expresso pelo verbo diz
respeito apenas a um dos sujeitos, o verbo fica no singular.
Exemplos: 1. Nem o frio, nem a chuva me impedirão
de ir.
2. Ou o Francisco ou o
João irão acompanhar a Ana a casa.
·
Se um dos
elementos do sujeito for da primeira pessoa, o verbo passa para essa pessoa.
Exemplo: Eu, o João e a irmã fomos exemplares.
· Se um dos elementos do sujeito for da segunda pessoa, não havendo nenhum da primeira, o verbo vai para a segunda pessoa.
Exemplo: Tu
e a Nádia ides contar a história.
· Se todos elementos do sujeito forem da 3ª pessoa, o verbo vai para essa pessoa.
Exemplo: Homens e mulheres enfrentaram as chuvas fortes.
c)
Com expressão partitiva do sujeito: (a maior parte de) – se o sujeito for composto por
uma expressão partitiva seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo
pode ficar no plural ou no singular.
Exemplos: 1. A maior parte dos moradores migrou
para as zonas seguras.
2. A maior parte dos moradores migraram para as
zonas seguras.
d)
Com um pronome indefinido como sujeito: (ninguém, nada ou todo, o verbo deve ficar no singular).
Exemplo: Tudo ficou destruído pelo vendaval.
e)
Com um pronome relativo como sujeito: os verbos de orações cujo sujeito é um pronome
relativo que concorda com o seu antecedente em pessoa e em número, se a oração
tiver por sujeito quem, o verbo vai para a 3ª pessoa do singular.
Exemplos: 1. Eles,
que agiram rapidamente, ficaram livros das enxurradas.
2. Eu, que vi
tudo, testemunho.
3. Foi ela quem
relatou.
Foram eles quem relatou.
f)
Com sujeito não expresso de uma oração subordinada: o verbo de uma oração subordinada com sujeito oculto
concorda em número e pessoa com sujeito da oração subordinante.
Exemplo:
O Lito fez o teste de História, embora estivesse
doente.
VERBOS IMPESSOAIS
Os verbos impessoais são verbos
cuja ideia expressa não pode aplicar-se a pessoas, conjugando-se apenas na
terceira pessoa do singular. Assim:
a)
Os verbos que
exprimem fenómenos da natureza, como: alvorecer, amanhecer, anoitecer, chover,
chuviscar, estiar, nevar, orvalhar, relampejar, saraivar, trovejar e ventar.
Exemplo: Amanheceu. É um novo dia!
b)
O verbo haver na
acepção de “existir” e o verbo fazer quando indica tempo decorrido.
Exemplo: 1. Houve
momentos de pânico.
2.
Faz cinco anos que não o vejo.
c)
Certos verbos
que indicam necessidade, convivência ou sensações em frases do tipo:
Exemplos: 1. Basta
de provocações!
2. Chega de lamúrias.
3. Dói-me do lado
esquerdo.
Eis aqui alguns exercícios para praticar (Compreensão/Interpretação)
1. Produz frases em que ocorram os verbos impessoais haver, tratar-se (de) e bastar (que).
2. Completa as frases em baixo com as seguintes formas verbais, de acordo com as regras da concordância verbal: é, têm, tem, ser, são, ter
a)
O ciclone
tropical ______ um núcleo chamado olho.
b)
Os ciclones
tropicais podem ______ muito fortes.
c)
Ciclone e tufão
______ dois nomes diferentes para o mesmo fenómeno.
d)
Os ventos
alísios ______ muita importância na condução do ciclone.
e)
O ciclone, tal
como o tufão ______ assustador.
f) Os ventos fortes podem ______ consequências
devastadoras.
3. Identifica, de entre as frases
seguintes, aquelas que são gramaticalmente incorrectas, justificando a tua
resposta.
a)
Os ciclones
tropicais tem baixa pressão.
b)
O ciclone e o
tufão produz ventos fortes.
c)
Este e o outro
fenómeno são característicos do tufão.
d)
A chuva
caracterizam os ciclones.
e)
A chuva com
vento ocorre com os ciclones.
f) Todo o fenómeno são catastróficos.
4. Reescreve correctamente as frases incorrectas que identificaste.
5. Explica a concordância entre o
sujeito e o verbo nas passagens seguintes.
a)
«Em 1980, o
furacão Allen causou, nas Caraíbas,
cerca de 300 mortos, […].»
b)
«[…] as
depressões Angelle e Demoina deixaram avultados danos
materiais […]»
c) «Vários países criam mecanismos de modo a minimizar
os efeitos que se os ciclones causam […]»
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