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CONCORDÂNCIA VERBAL e VERBOS IMPESSOAIS

 

CONCORDÂNCIA VERBAL

É a relação estabelecida de forma harmónica entre o sujeito e o verbo, isto é, se o sujeito estiver no singular, o verbo também estará no singular e se o sujeito estiver no plural o verbo também estará.

a)      Concordância do verbo com sujeito simples: o verbo concorda com o sujeito em pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e em número (singular, plural), esteja o sujeito expresso ou subentendido.

Exemplos:      Eu sei que ele está vivo.

                       Evitaram grandes males. (evitaram – eles)

b)     Concordância do verbo com sujeito composto

·         Se o sujeito surge antes do verbo, este vai, geralmente, para o plural.

Exemplo: O João e a irmã ajudaram os pais.


·         Se o sujeito estiver depois do verbo (sujeito posposto) emprega-se tanto no singular como no plural.

Exemplos:     1. Chegaram o João e a irmã.

                       2. Chegou o João e a irmã.


·         Se um sujeito composto é constituído por substantivos no singular ligados por ou ou nem, o verbo fica no plural quando o facto expresso pelo verbo diz respeito a todos os sujeitos. Quando o facto expresso pelo verbo diz respeito apenas a um dos sujeitos, o verbo fica no singular.

Exemplos:     1. Nem o frio, nem a chuva me impedirão de ir.

                       2. Ou o Francisco ou o João irão acompanhar a Ana a casa.


·         Se um dos elementos do sujeito for da primeira pessoa, o verbo passa para essa pessoa.

Exemplo: Eu, o João e a irmã fomos exemplares.


·       Se um dos elementos do sujeito for da segunda pessoa, não havendo nenhum da primeira, o verbo vai para a segunda pessoa.

Exemplo: Tu e a Nádia ides contar a história.


·         Se todos elementos do sujeito forem da 3ª pessoa, o verbo vai para essa pessoa.

      Exemplo: Homens e mulheres enfrentaram as chuvas fortes.

c)      Com expressão partitiva do sujeito: (a maior parte de) – se o sujeito for composto por uma expressão partitiva seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no plural ou no singular.

Exemplos:      1. A maior parte dos moradores migrou para as zonas seguras.

                       2. A maior parte dos moradores migraram para as zonas seguras.

d)     Com um pronome indefinido como sujeito: (ninguém, nada ou todo, o verbo deve ficar no singular).

Exemplo: Tudo ficou destruído pelo vendaval.

e)      Com um pronome relativo como sujeito: os verbos de orações cujo sujeito é um pronome relativo que concorda com o seu antecedente em pessoa e em número, se a oração tiver por sujeito quem, o verbo vai para a 3ª pessoa do singular.

Exemplos:      1. Eles, que agiram rapidamente, ficaram livros das enxurradas.

                       2. Eu, que vi tudo, testemunho.

                       3. Foi ela quem relatou.

                           Foram eles quem relatou.

f)       Com sujeito não expresso de uma oração subordinada: o verbo de uma oração subordinada com sujeito oculto concorda em número e pessoa com sujeito da oração subordinante.

Exemplo: O Lito fez o teste de História, embora estivesse doente.

 

VERBOS IMPESSOAIS

Os verbos impessoais são verbos cuja ideia expressa não pode aplicar-se a pessoas, conjugando-se apenas na terceira pessoa do singular. Assim:

a)      Os verbos que exprimem fenómenos da natureza, como: alvorecer, amanhecer, anoitecer, chover, chuviscar, estiar, nevar, orvalhar, relampejar, saraivar, trovejar e ventar.

Exemplo: Amanheceu. É um novo dia!

b)      O verbo haver na acepção de “existir” e o verbo fazer quando indica tempo decorrido.

Exemplo:       1. Houve momentos de pânico.

                       2. Faz cinco anos que não o vejo.

c)      Certos verbos que indicam necessidade, convivência ou sensações em frases do tipo:

Exemplos:      1. Basta de provocações!

                       2. Chega de lamúrias.

                       3. Dói-me do lado esquerdo.

Eis aqui alguns exercícios para praticar (Compreensão/Interpretação)

1. Produz frases em que ocorram os verbos impessoais haver, tratar-se (de) e bastar (que).


2. Completa as frases em baixo com as seguintes formas verbais, de acordo com as regras da concordância verbal: é, têm, tem, ser, são, ter

a)      O ciclone tropical ______ um núcleo chamado olho.

b)      Os ciclones tropicais podem ______ muito fortes.

c)      Ciclone e tufão ______ dois nomes diferentes para o mesmo fenómeno.

d)     Os ventos alísios ______ muita importância na condução do ciclone.

e)      O ciclone, tal como o tufão ______ assustador.

f)       Os ventos fortes podem ______ consequências devastadoras.


3. Identifica, de entre as frases seguintes, aquelas que são gramaticalmente incorrectas, justificando a tua resposta.

a)      Os ciclones tropicais tem baixa pressão.

b)      O ciclone e o tufão produz ventos fortes.

c)      Este e o outro fenómeno são característicos do tufão.

d)     A chuva caracterizam os ciclones.

e)      A chuva com vento ocorre com os ciclones.

f)       Todo o fenómeno são catastróficos.


4. Reescreve correctamente as frases incorrectas que identificaste.


5. Explica a concordância entre o sujeito e o verbo nas passagens seguintes.

a)      «Em 1980, o furacão Allen causou, nas Caraíbas, cerca de 300 mortos, […].»

b)      «[…] as depressões Angelle e Demoina deixaram avultados danos materiais […]»

c)      «Vários países criam mecanismos de modo a minimizar os efeitos que se os ciclones causam […]»


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