TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO
É um texto de divulgação de conhecimentos técnico-científicos. Neste tipo de texto, de natureza didáctica, são apresentadas informações, que se supõem serem desconhecidas dos leitores, sobre uma determinada área do saber.
Organização textual
Introdução: questão ou exposição do tema
Desenvolvimento: explicação ou resolução
Conclusão: desfecho
Características discursivas
Enunciados expositivos: que transmitem um saber, dão uma informação.
Enunciados explicativos: que explicam o saber transmitido.
Enunciados baliza: marcam as articulações do discurso.
Características linguísticas
- As nominalizações: uso de um nome ou sintagma nominal que generaliza a informação do assunto da oração anterior.
- Verbos no presente genérico: que exprimem um valor atemporal da informação.
- Frase passiva.
- Apagamento do sujeito enunciador: (discurso impessoal, evitando a subjectividade).
- As definições: (ocorrência da função metalinguística e informativa).
- Uso de termos técnicos relacionados com a temática do texto.
- Uso de conectores ou articuladores de discurso: (conectores para explicar ou clarificar; conectores para ilustrar ou exemplificar; e conectores para concluir).
Exemplo de texto expositivo-explicativo
Ciclones tropicais
O ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenómeno meteorológico forma-se nas regiões tropicais.
Nas regiões tropicais, os ciclones apresentam características: as isóbaras são mais regulares, quase circulares, próximas umas das outras, e o gradiente barométrico é mais pronunciado; os ventos são bastante intensos, e a precipitação é muito abundante e localizada.
Os ciclones tropicais têm dimensões que, por vezes, alcançam 600 quilómetros e os ventos característicos ultrapassam os 200 quilómetros por hora. No centro do ciclone, onde há uma calmaria quase absoluta e não chove, a pressão pode baixar a 900 milibares. Este é conhecido por «olho do ciclone». Geralmente, tem a sua origem sobre os oceanos, a cerca de 50 graus de latitude norte e sul, onde existe calor e humidade. Depois move-se, primeiro para oeste, conduzido pelos ventos alísios, e depois para norte, contornando a margem ocidental das altas pressões subtropicais.
Os ciclones são predominantes nos mares da China, onde são conhecidos por tufões, afectando as Filipinas, o Sul da China e o Sul do Japão; no mar das Caraíbas, onde são conhecidos por furacões, avançando para as Antilhas e Flórida. São ainda mais frequentes no Pacífico, a leste da Austrália e no Índico, a leste de Madagáscar e no golfo de Bengala.
Em 1980, o furação Allen causou, nas Caraíbas, cerca de 300 mortos, entrando depois nos Texas com rajadas de vento de 300 quilómetros por hora.
Em Moçambique, as depressões Angelle e Demoína deixaram avultados danos materiais e provocaram algumas perdas de vidas humanas.
Vários países criam mecanismos de modo a minimizar os efeitos que os ciclones causam aquando da sua passagem, por exemplo:
- Criação de um sistema de aviso para informar a população da aproximação de um ciclone;
- Rigidez nas estruturas das construções;
- Redução da actividade industrial nos dias em que a pressão é baixa;
- Criação de foguetes que dissipem o ciclone.
Eis aqui alguns exercícios para praticar (Compreensão/Interpretação)
1. Por que razão alguns ciclones se denominam «tropicais»?
2. Aponta cinco aspectos característicos do ciclone tropical.
3. Identifica, de entre as afirmações que se seguem, as que são verdadeiras e as que são falsas.
- O ciclone é um sistema tempestuoso totalmente agitado.
- Só há calmaria quase total no «olho do ciclone».
- No «olho do ciclone», as chuvas são fracas.
- Para alguns, ciclone é o mesmo que furacão.
- Na Ásia, os furacões são denominados tufões.
4. Por que motivo são as zonas costeiras as mais atingidas pelos ciclones tropicais?
5. Uma das características dos textos expositivo-explicativos é a apresentação de definições e termos técnicos da área temática que abordam.
- Transcreve uma definição presente no texto.
- Retira três termos técnicos relativos à área temática do texto.
6. Retira do texto duas passagens em que estejam presentes:
- Um momento de exposição;
- Um momento de explicação.
7. Divide o texto «Ciclones tropicais» em partes, justificando as tuas opções.
8. Escrever dez (10) exemplos para cada tipo de conector.
6 Comentários
Peço ajuda com o questionário do texto.Boa noite
ResponderEliminarRectira três termos técnicos relativas a area temático do texto
EliminarAjuda
EliminarPeco ajudouuu
ResponderEliminarTranscreve uma definição presente no texto
EliminarDivide em parte o texto ciclone tropicais
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