Até o final do século XVII, eram conhecidos apenas 14 elementos químicos. Um século depois, esse número elevou-se para 33. Já nos finais do século XIX, 83 elementos eram do conhecimento humano e, no vigésimo, essa cifra ultrapassou o número de 110. Este crescimento do número de elementos químicos conhecidos tornou imperiosa a necessidade de organizá-los de forma coerente para facilitar o estudo. Assim, nesta lição você vai estudar o sistema periódico dos elementos.
Resumo histórico do surgimento da tabela periódica
Já no tempo dos alquimistas eram conhecidos alguns elementos químicos, com base na sua aplicação e propriedades. Com o decorrer do tempo, novos elementos foram sendo descobertos e com eles foram também descobertas novas propriedades. Por outro lado, constatou-se que propriedadaes de alguns elementos recém descobertos eram semelhantes às dos outros já conhecidos. A partir daqui os químicos procuraram formas de estabelecer um sistema para a classificação dos elementos químicos. Foram feitas várias tentativas de classificação dos elementos químicos e, a seguir se descrevem algumas dessas tentativas: Em 1817, Johann Wolfang Dörbereiner, químico alemão, percebeu que em alguns grupos de três elementos com propriedades semelhantes, um deles sempre apresentava a média aritmética das massas atómicas dos outros dois. A partir daí, ele organizou grupos de três elementos que ficaram conhecidos como "a lei das tríades".
Exemplos:
Esta foi a primeira tentativa de organizar os elementos então conhecidos, mas as tríades de Döbereiner não foram aceites, pois abrangiam um número muito pequeno de elementos químicos.
Em 1863, Alexandre de Chancourtois, cientista francês, fez outra tentativa de classificação dos elementos então conhecidos, organizandoos numa ordem hierárquica crescente de suas massas atómicas.
Presta atenção caro estudante, naquilo que o cientista se inspirou.
O cientista tomou por base um cilindro e traçou uma curva helicoidal, dividindo-o em dezesseis partes. Sobre a já referida curva dispôs os elementos, conforme a ordem crescente de suas massas atómicas.
Chancourtois demonstrou que os elementos químicos de propriedades semelhantes se situavam nas verticais traçadas, como mostra a figura abaixo.
Estimado estudante, Newlands associou a "lei das oitavas" com a sequência das notas musicais de um piano. Essa classificação era cientificamente correcta para todos os elementos até o cálcio. Pois para outros, a teoria apresentava erros, novamente em razão de massas atómicas com valores equivocados. Dessa maneira muitos elementos foram classificados em locais errados e, além do mais, a teoria de Newlands deslocava outros para áreas impróprias. Mesmo não sendo plenamente aceites, as classificações de Chancourtois e Newlands deram sequência às pesquisas sobre os elementos químicos, daí sua importância para a história da ciência.
Em 1869, dois químicos, trabalhando independentemente, o russo Dimitri Ivanovitch Mendeleev e o alemão Lothar Meyer, determinaram que as propriedades dos elementos decorriam de suas massas atómicas.
Por ser mais completa, a obra de Mendeleeev foi mais aceite. A sua classificação consistia na disposição dos elementos num quadro com doze linhas horizontais e oito verticais. Os elementos nas linhas horizontais obedeciam à ordem crescente de massa. Por seu turno, os elementos que se encaixavam nas verticais apresentavam propriedades semelhantes entre si.
Resumo da lição
Nesta lição você aprendeu que:
- O quadro periódico que é utilizado nos nossos dias é o resultado de um trabalho muito aturado realizado a partir dos cientistas da antiguidade;
- As primeiras tentativas de classificação dos elementos químicos tomaram como ponto de partida as propriedades e uso dos elementos químicos;
- As tentativas mais recentes de classificação dos elementos químicos foram baseadas nas massas atómicas.
- Dimitri Ivanovitch Mendeleev (Russo) e Lothar Meyer (Alemão), em estudos independentes, chegaram à mesma conclusão de que as propriedades dos elementos decorriam de suas massas atómicas.
- A classificação mais aceite foi a de Mendeleev, por ser a mais completa e consistia na disposição dos elementos num quadro com doze linhas horizontais e oito verticais. Os elementos nas linhas horizontais obedeciam à ordem crescente de massa. Por seu turno, os elementos que se encaixavam nas verticais apresentavam propriedades semelhantes entre si.
Agora vamos realizar conjuntamente as actividades que se seguem para que possa aprender como usar o conhecimento que acaba de adquirir.
Actividades
- Em que se baseava o primeiro critério usado para a classificação dos elementos químicos?
- Porque é que foi importante criar um sistema de classificação dos elementos químicos?
- Descreva a conclusão a que chegaram Dimitri Ivanovitch Mendeleev e Lothar Meyer, nos seus estudos sobre a classificação dos elementos químicos?
0 Comentários